Integrantes: Luiz Gustavo 2D, Pedro Henrique 2C, Angêla Gabriela 1A, Rebeca Victória 2D,
Baixada do Sol
Rio Branco passou por vários períodos de expansão, dentre eles, podemos citar a fase do Terceiro Eixo Ocupacional de Rio Branco, ocorrida durante a década de 1970 e início da década de1980, na área que compõe os bairros Aeroporto Velho, Bahia, Palheiral, Glória, Pista, Bahia Nova, João Eduardo I e João Eduardo II. Contudo, a expansão dessa localidade não se encerrou por aí, após o ano de 1983 surgiram outros bairros na localidade, como expansão dos primeiros e interdependentes uns dos outros, são os bairros Ayrton Senna, Boa União, Boa Vista, Floresta Sul, Invasão da Sanacre, João Paulo II, Plácido de Castro e Sobral.
Um terço dos moradores que se dirigiram para a Regional é proveniente de outras localidades da cidade de Rio Branco, enquanto 18% vieram de Tarauacá e 16 %, de Sena Madureira. Se compararmos os estudos das localidades envolvidas com dados do IBGE/2000, podemos dizer que existem mais tarauacaenses na cidade de Rio Branco que na zona urbana de Tarauacá.
Por muito tempo divulgou-se a falsa informação de que os bairros da Baixada da Sobral seriam muito violentos, fato negado pela PMAC que através de seus dados confirma que o locais com os maiores índices de ocorrências é no centro (8,89%), seguido do bairro de classe média denominado bosque (4,34%), enquanto que no bairro João Paulo II foram registrados (0,16%), Boa Vista (0,27%), Palheiral (0,43%) das ocorrências na capital.
E como surgiu a denominação Baixada do Sol?
A denominação surgiu como uma forma de evitar que as pessoas de fora da comunidade continuassem denominando todos os bairros da região de "Sobral", quando na região existem 18 bairros, e todos, com nomes diferentes. Essa informação equivocada acontece porque as pessoas acham que todos os bairros que são cortados pela Estrada da Sobral, têm o mesmo nome da estrada.
Esse nome, além de tentar desfazer tal equívoco que muita gente faz em relação aos nomes dos bairros, foi também uma forma encontrada pelos moradores de demonstrar que a região é um espaço que acolhe a todos, taraucaenses, cruzeirenses, feijoenses, senamadureirenses, etc – um terço dos moradores são de fora de Rio Branco -, assim como o Sol, que nasce para todos!
A verdade é que não importa a denominação, do Sol ou Sobral, o importante é que este pedacinho de chão é o orgulho de quem nasceu aqui ou a escolheu pra viver, como eu que deixei minha amada Tarauacá para fazer da Baixada da Sobral (Sol) o meu lugar pra viver, trabalhar e construir minha família. (Gilmar Torres)
Bahia Velha
As primeiras famílias que passaram a viver no local eram, em sua maioria, vindas de outros municípios acreanos, tais como: Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá, além de algumas fazendas mais próximas de Rio Branco. Estas pessoas que aqui chegaram iniciando o processo de povoamento local, o fizeram em grande parte, pela falta de oportunidades de voltar para suas cidades.
7 - Bahia Nova
8 - Glória
9 - Boa União
10 - Airton Sena
11 - São Sebastião
12 - Sobral ou Invasão da Sanacre
13 - João Paulo II
14 - Boa Vista
O nome “Aeroporto Velho” foi dado em virtude de o bairro ter sido formado nos arredores do antigo Aeroporto de Rio Branco, chamado à época de Francisco Salgado Filho, posteriormente denominado de Santos Dumont. De acordo com dados obtidos na Escola Flaviano Flávio Baptista, em 1939, foi inaugurada a primeira pista de pouso e decolagem para aviões de pequeno porte de Rio Branco.
Os bairros João Eduardo I e II localizam-se entre os bairros: Floresta Sul, Novo Horizonte, Conjunto Castelo Branco, Palheiral, Pista e Bahia Velha. Seu nome é uma homenagem ao líder comunitário João Eduardo do Nascimento, que foi assassinado no dia 18 de fevereiro de 1981, num conflito durante o processo de demarcação e distribuição de lotes de terras.
As primeiras famílias que passaram a viver no local eram, em sua maioria, vindas de outros municípios acreanos, tais como: Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá, além de algumas fazendas mais próximas de Rio Branco. Estas pessoas que aqui chegaram iniciando o processo de povoamento local, o fizeram em grande parte, pela falta de oportunidades de voltar para suas cidades.
As primeiras famílias que passaram a viver no local eram, em sua maioria, vindas de outros municípios acreanos, tais como: Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá, além de algumas fazendas mais próximas de Rio Branco. Estas pessoas que aqui chegaram iniciando o processo de povoamento local, o fizeram em grande parte, pela falta de oportunidades de voltar para suas cidades.
O Bairro da Glória está localizado entre as comunidades de Pista, Bahia Velha e Nova e Boa União. Possui uma área de aproximadamente 215.975 metros quadrados, separado do Bairro da Pista e do Bairro Bahia, tendo seu pico de ocupação ocorrido em 1971 e 1982, e o mais intenso foi 1976. E 1979.
Segundo reportagem do jornal O Rio Branco publicado em abril de 1996, a comunidade se originou de uma "invasão". Inicialmente não tinha nome. “Bairro da Glória” só surgiu quando o então prefeito Adalberto Aragón decidiu requisitar a área em benefício dos “invasores”. Esse processo teve início durante a gestão do governador Nabor Teles da. Rocha Junior , meados de 1983. Os moradores, enfim, encararam essa ação como uma conquista, considerando todo o processo de luta pela terra e a consequente conquista de terras como a glória conquistada, que deu origem ao nome do bairro, Para aqueles que se mudaram por muito tempo em busca de morar com suas famílias, este bairro costumava ser um lugar de refúgio e descanso. A maioria de seus moradores vem das cidades de Tarauacá, Sena Madureira e Feijó
O bairro Palheiral tem esse nome por causa das palheiras que havia na localidade. Também se encontrava muita mata na parte sul, inclusive goiabais próximo à atual Rua Campo Grande. Não havia ruas no local, apenas varadouros. Os moradores passavam por um caminho também utilizado por gado, outros caminhos passavam por dentro do mato. Parte do local era uma antiga colônia, outra parte era pertencente ao antigo Aeroporto Santos Dumont.
Quem é?:
Do municipio: O município de Plácido de Castro, foi criado em 10 de março de 1963. Inicialmente o local era uma colocação de seringueiro, passando posteriormente a depósito do seringal São Gabriel, com o nome de Pacatuba. Em 1922, com o crescimento do povoado, surgiu a Vila Pacatuba que logo depois recebeu o nome de Plácido de Castro, em homenagem ao herói da Revolução Acreana.
Seu surgimento deu-se em razão da posição comercial estratégica para compra de borracha, castanha e fornecimento de mercadorias, função de entreposto que concentrava toda produção da rica e vasta região boliviana.
Em homenagem a Plácido de Castro, foi criado uma estátua que está localizada na Praça da Revolução
Ayrton Senna
Ayrton Senna, maior campeão brasileiro de automobilismo, marcou época na história da Fórmula 1, foi três vezes campeão mundial nos anos de 1988, 1990 e 1991.
E então em um domingo de jogo, no dia 1º de maio de 1994, uma batida a mais de 300 Km/h tirou a vida do tricampeão mundial.
A morte de Senna chocou o país, e, especial, aos moradores da expansão do Sobral que, resolveram homenagear Ayrton Senna, por considerá-lo um ícone de vitória, dando ao bairro seu nome.
Ayrton Senna. Assim como esses brasileiros, os moradores locais que estão expandindo a comunidade de Sobral torceram pelo piloto. Domingo, 1º de maio de 1994, é outro feriado do Dia do Trabalho. Muitas pessoas se sentaram em frente à televisão esperando o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Imola. Milhões de brasileiros aplaudiram mais uma vitória de Ayrton Senna, que havia acabado de mudar para a McLaren e conquistou o título F-1 pela Williams na época.